Escola

Funcionários da Escola Riacho Grande

 


ESCOLA ESTADUAL DE RIACHO GRANDE SEN. RUI PALMEIRA - ALAGOAS
ANO 2011


 
HISTÓRIA DA ESCOLA
 

De acordo com algumas pesquisas e entrevistas colhidas através de antigos moradores, acredita-se que no ano de 1952 deu-se inicio a criação desta escola. Embora somente em 1954, aconteceu à construção do prédio, no governo de ARNON DE MELO, a construção se deu graças aos esforços do Sr. José Rodrigues Fontes, popularmente conhecido como ZEZÉ FONTES. Com o projeto de construção o Sr. Zezé Fontes encaminhou um pedido ao Sr. Governador Arnon de Melo, para contratar a professora JANDIRA DE MACEDO WANDERLEY, o pedido foi aceito e a professora começou a lecionar as crianças do povoado Usina, como era conhecido na época, que então passou a fazer parte da recém-criada escola. Não se tem nenhuma informação se nesse período (1954/1962), havia algum outro funcionário além da professora Jandira. Segundo pesquisas realizadas no ano de 2004 a escola foi construída no ano de 1954 com apenas uma sala de aula, uma área coberta, um banheiro, e uma cozinha. Onde recebeu o nome de Escola Estadual.
Em 1964, a escola passou por uma ampliação na sua estrutura física no governo de LUIZ CAVALCANTE, a qual recebeu o nome de Escola Isolada Frei Felício em homenagem ao Bispo da Diocese, com a ampliação a escola ganhou mais uma sala de aula e outras dependências. Foi um grande avanço na época.
Em 1978, no governo de GERALDO MELO, a escola passou por uma recuperação pela última vez.
Hoje a escola conta com três salas de aula, sendo duas permanentes e uma provisória, três banheiros, uma sala de professores, uma cozinha, uma sala para merenda, uma secretaria, funciona os dois turnos, no vespertino de 7º ao 9º ano e no noturno 1º e 2º anos do Ensino Médio com um total parcial de 465 alunos, a maioria dos professores estão habilitados em nível superior.
Nos arquivos da escola não consta nenhuma documentação referente aos anos de 1954 a 1962.
Em 1963, a escola recebeu a professora MARCIA TELMA FARIAS FONSECA, que passou a lecionar 1ª, 2ª e 3ª, a qual deu continuidade aos trabalhos educacionais, deixando um pouco da sua história a mesma permaneceu na escola por um período de um ano.
Em 1964, NICAULA ABREU WANDERLEY, recém-formada, assume a cadeira de professora. Permaneceu na escola durante 30 anos, lecionava de 1ª a 4ª série, era uma professora exemplar, como diretora foi sempre uma pessoa humilde para com todos, enfrentou muitas dificuldades, foi a 1ª diretora da escola.
Em 1970, a escola tem a honra de receber as professoras, MARIA GILDA WANDERLEY e MARIA VALES PEREIRA, as quais permaneceram apenas um ano.
No ano seguinte 1971, permanecia apenas a professora Nicaula dando cobertura a todas as séries.
Em 1972, a escola ganhou mais uma professora, a normalista VILMA VIEIRA DE MELO, que passou a fazer parte do quadro de professores. Durante o tempo que passou na escola fez um bom trabalho, era muito responsável e organizada nos seus trabalhos, pena que não pôde concluir seu trabalho, vindo a falecer no ano de 1994, hoje a escola guarda sua memória.
Em 1977, a ex-aluna da escola, MARIA ELZA FERREIRA, assume a cadeira de professora e tenta passar para seus alunos um pouco de tudo que aprendeu e mostrar ainda a importância de ter passado pelos bancos desta escola.
Diretores que passaram pela escola: NICAULA ABREU WANDERLEY, ÂNGELA MARIA SILVA LISBOA, MARIA DO SOCORRO ROCHA DOS SANTOS e ROGERIO AMARAL DA SILVA.

NOMES QUE A ESCOLA JÁ RECEBEU

1954 a 1962 - ESCOLA ESTADUAL
1963 a 1965 - ESCOLA ISOLADA FREI FELÍCIO
1966             - GRUPO ESCOLAR FREI FELÍCIO
1967 a 1973 - ESCOLA ISOLADA FREI FELÍCIO
1974 a 1999 - ESCOLA ISOLADA DE RIACHO GRANDE
A partir de 2000 – ESCOLA ESTADUAL DE RIACHO GRANDE

 Fonte: Arquivos da escola